Apresentação do Vocabulário Jurídico Controlado do TRT3


Com o objetivo de aprimorar o registro do conhecimento na Justiça do Trabalho desenvolvemos o Vocabulário Jurídico Controlado da 3ª Região.

Sua finalidade é imprimir maior precisão e eficácia à gestão do conhecimento e proporcionar aos usuários acesso a conteúdo e comunicação de qualidade.

Para tanto, por meio da redução léxica de conceitos e significados de diversos campos do conhecimento, estabelecemos conjunto de termos finitos e controlados - os descritores -, que pretende coincidir a representação do conteúdo de sistemas de informação com a de seus usuários.

Por essa razão e considerada a gama de assuntos tratados pelas áreas abrangidas, sua construção é coletiva e requer a integração e a colaboração de gerentes e usuários dos diversos sistemas de informação do Tribunal.

Finalmente, para se manter contemporâneo e conferir dinamismo à sua linguagem, sempre que for necessário para a caracterização de conteúdos produzidos ou recebidos pelo Tribunal, o Vocabulário absorverá novos descritores ou atualizará os existentes.

São elementos do Vocabulário Jurídico Controlado:

Equipe SEDOC

Contato: sedoc.juris@trt3.jus.br